Receita: Nhoque de batata doce

Esta receita é muito deli, mas só faço de vez em quando, porque, convenhamos, dá um pouquinho de trabalho… Mas é só um pouquinho, e vale muito a pena!

IMG_5055

INGREDIENTES:

  • 400g de batata doce assada (cerca de 2 batatas médias)
  • 30ml de água natural filtrada
  • 2 xic de farinha de trigo (já fiz com branca e com integral, as duas funcionam, hoje não tinha integral em casa)
  • 1 ovo
  • Sal a gosto

Viram? Poucos ingredientes, mas muitos truques! Pra começar, prefiro assar a batata para usar menos farinha de trigo, pois ao cozinhar ela absorve muita água. Dá pra assar de duas formas: no forno ou no microondas. Honestamente, prefiro usar o micro, só pela rapidez mesmo. Faça alguns furinhos na casca e coloque no forno ou no microondas até amolecer. No meu microondas precisei de 7 minutos, mas é bom ir parando de 2 em 2 minutos pra verificar.

IMG_5043

IMG_5044

Depois de assada, descasque (a pele sai super fácil) e amasse até virar um purê, acrescente os ovos e misture bem. Eu prefiro fazer tudo isso no processador, pra isso, coloco as batatas e os 30ml de água pra ajudar a bater bem, depois acrescento os ovos e deixo batendo até uniformizar, quando acrescento a farinha. Coloque 1 xícara de farinha e continue batendo (no processador) ou misturando (na mão), vá acrescentando mais farinha aos poucos até que a massa fique firme. No processador, deu 1 1/2 xícara no total.

IMG_5045

Enfarinhe uma superfície e coloque a massa. Não precisa, ou melhor, não pode trabalhar muito a massa pra ela não ficar “liguenta”. Vá enrolando e cortando os nhoques com uma faca. Pode fazer mais perfeitinho, em bolinhas, como quiser, mas eu prefiro que fique meio rústico. Sempre que a massa começar a grudar, jogue mais farinha na superfície. Eu costumava fazer no mármore da pia mesmo (previamente limpo e esterilizado), mas me dei conta que a sujeira que ficava depois desestimulava e hoje eu uso esta tábua de vidro da foto. Adoro.

IMG_5049

Jogue os nhoques em água fervente, quando eles começarem a subir, é só retirar com uma escumadeira.

IMG_5051

Pronto! Eu gosto de misturar ao molho e levar um pouco ao forno, mas desta vez dei uma “fritadinha” em um pouco de azeite aromatizado com alho. Servi com molho de tomate caseiro e queijo minas de búfala quebradinho por cima. Ficou mara!

TEMPO DE PREPARO: 1h

Este molho ficou super gostoso também, da próxima vez que fizer, tiro fotos e posto a receita!

Beijão…

 

mari2

Anúncios

Deixe sua dica ou opinião...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s