Diário de Viagem: Teresina e Pedro II-PI

Este ano está ótimo pra viajar! Meu cunhado estava passando as férias aqui em casa e, quando acabou e ele estava voltando pra a cidade dele, resolvemos aproveitar nosso tempinho livre pra conhecer a cidade e fazer a visita que estávamos devendo. Fomos de carro com ele e demos continuidade à viagem, mas isto fica pra outro post.

2014_08_02_piaui

Começamos a viagem por Teresina, só passamos uma tarde, pois ele tinha assuntos a resolver por lá…

Chegamos à conclusão que uma tarde é mais do que suficiente. Teresina é uma cidade muito bonitinha, muito limpa e arborizada e, acima de tudo, tranquila!

2014_08_02_piaui_04

Parque do Encontro dos rios

2014_08_02_piaui_02

Encontro dos rios

2014_08_02_piaui_13

Restaurante Flutuante

Os poucos pontos turísticos são bem rápidos de conhecer, sugiro que reservem algum tempo pra conhecer o encontro dos rios, podendo até fazer uma refeição no restaurante flutuante. O grande problema de Teresina é o calor, enfrentamos 37º, mas, segundo os moradores, fomos no mês mais frio do ano (!!!), talvez por isto não haja tantas pessoas nas ruas.

2014_08_02_piaui_05

Ponte Estaiada

Um outro lugar legal pra conhecer é a Ponte Estaiada, que possui um elevador para o mirante. Infelizmente, quando fomos não estava funcionando. Mesmo assim, a ponte é um local fácil de chegar e estacionar, tem uma vista bonita do rio e, pra quem curte engenharia, da estrutura.

2014_08_02_piaui119

Passamos por alguns centros de artesanato, mas estava tudo fechado, assim como as demais atrações. Achei estranha a falta de movimentação num sábado a tarde, mas, enfim, partimos para Pedro II, uma cidadezinha a 200km de Teresina. Esta cidade, apesar de pequena, tem bastante coisa pra conhecer!

2014_08_02_piaui_06

Centro Histórico

Pra começar, nos finais de semana tem barzinhos ótimos no centro da cidade.

2014_08_02_piaui_10

Pedra bruta de onde se extrai a opala

O Centro histórico é pequeno, mas bem rico e conservado, com praças bem arrumadas e muitas, muitas joalherias onde se compram jóias com Opalas, já que a cidade é um dos 3 lugares do mundo de onde se extraem as pedras. A economia gira em torno da mineração, foi uma pena não termos conseguido visitar as minas, mas deu pra fazer comprinhas ótimas de jóias!

2014_08_02_piaui_07

2014_08_02_piaui_03

2014_08_02_piaui_08

Ainda na cidade, vale a pena visitar o Museu da Roça, com um acervo impressionante de objetos antigos, não necessariamente da roça, além de um verdadeiro santuário, com diversas imagens. Se estender a visita, vale almoçar no restaurante do local, com mesas debaixo das árvores e cardápio com pratos caipiras.

2014_08_02_piaui_09

O local mais impressionante pra visitar, sem dúvida, é o Gritador. O mirante dá uma vista incrível para Serra do Ceará, um panorama impressionante e verdinho, excelente pra curtir uma vista ou tomar uma cervejinha no bar que atende o local.

2014_08_02_piaui_12

Na cidade de Milton Brandão, que fica ao lado, a uns 30km de Pedro II, há belíssimas paisagens e, mais importante, pinturas rupestres ainda não exploradas. Fiquei sabendo que o Piauí possui um dos maiores parques de pinturas rupestres, mas as desta cidade ainda são “virgens”, vale a visita, é algo super diferente de conhecer de perto…

No final das contas, se você está pensando em viajar pelo Nordeste, não deixe de incluir a região de Pedro II no roteiro, uma cidade de 37 mil habitantes com tantas atrações assim e com um clima tão bom só nos deixa com um desejo:

Árvore dos pedidos no Museu da roça

Árvore dos pedidos no Museu da roça

Beijão!

mari2

Anúncios

2 comentários sobre “Diário de Viagem: Teresina e Pedro II-PI

  1. O clima em todo Estado do Piauí, especialmente em Teresina, é mais ameno nos meses de fevereiro, março, abril, maio e junho, os meses mais quentes são julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro e, ultimamente, janeiro também tem sido quente nos últimos anos. Você esteve em Teresina em agosto, naturalmente um dos meses mais quentes do ano. Acho que as pessoas que disseram a você, que em pleno mês de agosto a temperatura era mais baixa, estavam sendo irônicos.
    Alguns pontos turísticos, como é o caso dos centros de artesanatos, funcionam normalmente de segunda a sexta, aos sábados só no período da manhã.
    A vida noturna de Teresina é ótima, a cidade conta com uma vasta oferta de restaurantes, bares, boates, etc.
    Sugiro que você, em outra visita a Teresina, também conheça os seguintes pontos turísticos: Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França (e possa subir ao mirante), Parque Potycabana, Parque Lagoas do Norte, Casa da Cultura, Museu do Piauí, Teatro 4 de Setembro, Clube dos Diários, Centro Artesanal Mestre Dezinho, Acadêmia Piauiense de Letras, Memorial Zumbi dos Palmares, Espaço Cultural Trilhos (atualmente em reforma), Parque da Cidadania (previsto para inauguração em agosto de 2015), Cine-Teatro da Assembléia Legislativa, Teatro de Arena (na Praça da Bandeira), Palácio da Música, Teatro do Boi, Teatro Municipal João Paulo II, Shopping Natureza, Teresina Shopping, Shopping Riverside, Shopping Rio Poty (previsto para inaugurar em abri de 2015), Parque Zoobotânico de Teresina, dentre outros.
    De qualquer forma, obrigada por comentar sobre a Capital do meu Estado!

    Responder
    • Oi Carla,
      Quem nos falou sobre o clima de lá foi uma senhora que encontramos no shopping, achei que fazia sentido o mês de agosto ser mais ameno, já que seria inverno, imaginei que no verão fosse pior… Bom, ainda bem que não é, pois meu cunhado continua morando no PI e pretendemos visita-lo novamente qualquer diz desses!
      No mais, adorei suas dicas! Achei a cidade bem bonita, organizada, mas o clima é com certeza muito calmo, ainda mais pra uma baiana… rss
      Beijão!

      Responder

Deixe sua dica ou opinião...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s