UPDATE! Alpha Fitness: um caso de amor e ódio

Vocês bem sabem que não curto muito postar coisas a respeito das minhas insatisfações pessoais em relação a serviços e produtos, mas de vez em quando elas chegam a um estado em que sinto o dever de divulgar e o espaço que tenho é este aqui, né? Meu caso de hoje é sobre a minha academia, a Alpha Fitness…

Lançamento-da-Alpha-Fitness-reúne-VIPs-em-Salvador

Já contei que ano passado decidi perder peso, e perdi, vejam mais aqui, na virada deste ano, decidi que praticaria alguma atividade física com regularidade e, passando em frente, entrei na academia Alpha Fitness, que abrira há pouco tempo perto de casa. Lá, descobri que trata-se de uma rede com mais uma unidade em Lauro de Freitas e outras em Salvador. Na época, ofereceram-me um plano em que eu pagaria 12 parcelas de R$159,00, malharia 13 meses, com direito a 30 dias de trancamento e um “kit”, que conteria uma shakeira, uma camisa e uma luva. Aderi.

COM UPDATE NO FINAL!

Comecei a malhar e de cara adorei a academia: equipamentos novos, professores bem preparados, solícitos e disponíveis, funcionários simpáticos e prestativos… Adorei de verdade. Fiz propaganda pra várias pessoas! Ocorre que o tal kit que me prometeram, disseram estar indisponíveis e que logo mais chegaria uma nova remessa. Esperei.

Esperei e esperei mais um pouco e no mês de março, por estar malhando todos os dias, comecei a reparar que minhas mãos ficaram com uns calinhos. Aí lembrei do kit que tinham me oferecido lá em janeiro e fui cobrar, afinal, se a academia já havia me prometido uma luva, pra que compraria outra?

Em março, comecei a perguntar quase toda semana pelo kit, os funcionários já não mais sabiam o que falar, disseram, e foram bem sinceros, que achavam que não chegariam mais as luvas, pois os kits que haviam chegado eram só de copo e camisa. E pronto. Ué, o que é que tem?

O que tem é que, quando me matriculei, eles prometeram a tal luva e, como diz o nosso queridinho CDC:

“Art. 20. O fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária“…

Eu teria DIREITO à tal luva, independente de eles “estarem enviando” ou não à unidade, pois a oferta já havia sido feita e, independente da minha satisfação com todo o resto do produto, a oferta vincula o fornecedor e ele não pode se escusar de cumpri-la. Deu pra entender?

Na verdade, lá pelo meio de junho, já havia comprado uma luva há tempos e decidi que não ia mais cobrar nem ligar pra isso, afinal, eu estou presa à academia até fevereiro, preferi não me estressar mais.

No meio de junho, ligaram-me oferecendo uma promoção dos Dia dos Namorados, que consistia no seguinte: meu namorado ou marido poderia malhar por 7 dias para conhecer a academia. Como já estava bem insatisfeita por conta da primeira promoção não cumprida e estávamos de viagem marcada até o final do mês, cadastrei marido por cadastrar, pois saberia que sequer daria tempo de ele malhar até o fim do mês depois de voltarmos de viagem.

No meio da viagem, recebi um e-mail de publicidade da academia e respondi afirmando que estava insatisfeita com a primeira oferta feita. Foi uma resposta meio automática e sem intenção de resolver nada, achei até que eles sequer receberiam um e-mail. Mas eles receberam. Receberam e responderam perguntando o que havia ocorrido, então estabelecemos contato por e-mail em que expliquei tudo. Quando voltei, a nova gerente, Gabriele, me ligou e afirmou que estava com meu kit completo na mão, e com umas cortesias pro Museu de Cera, pediu que eu encontrasse com ela na segunda-feira pra pegar. Fiquei bem surpresa, perguntei sobre a promoção do Dia dos Namorados e ela disse que estenderia para que marido fizesse os 7 dias de teste.

Na segunda-feira, recebi o kit contendo o copo e a camisa. Cadê a luva? Segundo Gabriele, os novos kits não estavam vindo com a luva, ou seja, me disse o mesmo que os atendentes já haviam me dito. Neste momento, contei até 10 e me perguntei se estaria falando grego durante todo este tempo. Será tão difícil entender o que eu estava cobrando? Pra mim não importa se o kit está vindo com uma Ferrari agora (ok, uma Ferrari eu aceitaria). Pra mim importa que o que me ofereceram e o que eu comprei foi outra coisa e a academia simplesmente se recusa a me dar.

Ok. Mais uma vez resolvi esquecer e marido começou seu período de teste. No início, pegamos informações dos planos pra ele eventualmente fechar o contrato ao final do período de teste. Nos apresentaram duas opções de planos anuais:

  1. Fechando naquele momento, dia 30/06, ficaria 12x de R$ 179,00, incluindo: 13 meses de malhação, o tal kit e uma camisa oficial da Seleção Brasileira;
  2. Fechando ao final do período de teste, já no mês de julho, ficaria 12x de R$169,00: incluindo 12 meses de malhação e o tal kit.

Perguntamos se haveria alguma margem de negociação para a segunda opção, já que achávamos essencial o período de teste. Disseram, então, que daria pra fechar nos mesmos R$159,00 que eu pago, mas seriam só 12 meses, ao invés de 13. Pensamos “ok, está razoável”.

Qual foi a nossa surpresa ao chegar pra fazer a matrícula hoje e o valor do plano ter aumentado pra R$174,00, sem qualquer margem pra negociação (somente ofereceram incluir a camisa da Seleção)? Vejam, é uma diferença ínfima de R$15,00 por mês, mas não é isto que interessa. Interessa é a atitude desta empresa de mudar as regras do jogo a todo momento, de achar que uma pessoa comum não vale como cliente e que tanto faz ofertar e depois não cumprir, pois são ofertas que, no final das contas, não valem tanto para justificar o ajuizamento de uma ação, por exemplo. É o velho jeitinho brasileiro de “jogar pra ver se cola”, de fazer o que bem entende até quando valer a pena financeiramente, pois clientes, acho, devem chover aos montes e tanto faz perder um ou outro.

Infelizmente, como já disse, estou presa à academia até fevereiro, mas não tolero esta falta de respeito e queria usar este espaço pra alertar pretensos clientes. Não entrem nessa. Ou entrem, mas não espere que as promessas sejam cumpridas, então vá preparado pra não se decepcionar.

Em tempo: sei que muitos outros alunos têm outras queixas a respeito de aulas que são cortadas do nada, mesmo com turmas cheias, mas não vou comentar sobre isto, pois não faço uso das aulas, então não tenho propriedade pra falar.

Divida sua experiência comigo. Deu mais sorte?

10252019_10202471390889343_2855970709591317411_nUPDATE! Este mês, após voltar pra a Academia (depois de um longo sumiço por causa das férias), a recepcionista me informou que havia uma luva disponibilizada pra mim e, no final do treino, me entregaram a dita cuja. Fiquei feliz, não sei se foi resultado deste post (que enviei pra eles) ou se eles realmente tinham isto já planejado, mas o fato é que o problema foi resolvido pra mim. Ponto pra a Alpha Fitness! =)

 

mari2

Um comentário sobre “UPDATE! Alpha Fitness: um caso de amor e ódio

Deixe sua dica ou opinião...

