Panquecas da Rita Lobo, minha versão

O programa da Rita Lobo, Cozinha Prática, me inspira. Eu adoro o jeitinho dela, o capricho… Fico maravilhada com as produções para as fotos que ela faz sempre ao final da receita. Fico sentida que não haja novos episódios e que passe tão pouco. GNT, por favor, mais programas da Rita Lobo!!

O bom do programa é que as receitas são, de fato, práticas, mas nem todas são exatamente leves… Nada que umas adaptações não resolvam, por isso fiz esta minha versão das panquecas que ela fez semana passada, com meus toques, claro…

14_05_02_panquecas_ritalobo_01
INGREDIENTES

Para a massa:

  • 3 ovos
  • 1 xíc de leite desnatado
  • 1/2 xíc de farinha de trigo integral
  • 1/2 xíc de farinha de trigo tradicional
  • sal a gosto

Para o recheio:

  • 400g (aprox.) de ricota
  • 1 xíc de cenoura cozida e picada (pode ser qualquer vegetal ou folha, neste caso, medir depois da folha já refogada)
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cs de óleo vegetal ou azeite
  • 1 cs de pesto (opcional, só usei porque já tinha pronto e fresquinho)
  • temperos de sua preferência

Cobertura:

  • 1 cs rasa de manteiga
  • 1 cs cheia de farinha de trigo
  • 500ml de leite desnatado
  • 2cs de requeijão cremoso light
  • Noz moscada ralada a gosto
  • 1/2 xíc de nozes picadas
  • 2cs de amaranto
  • 2cc de pesto

COMO FAZ

Comece fazendo a massa. Coloque todos os ingredientes no liqüidificador, bata somente até ficar homogêneo. Deixe a massa descansar por alguns minutos. Este pulo do gato que a Rita deu eu não conhecia, acho que faz toda a diferença. Neste momento, vá fazer o resto da receita…

14_05_02_panquecas_ritalobo_05

Amasse a ricota e reserve. Em uma panela bem quente, jogue o azeite e os dentes de alho picados. Refoque por alguns segundos e acrescente a cenoura. Eu usei cenoura cozida porque era o que eu tinha em casa. A Rita fez com espinafre, deve ficar ótimo também. Acho que dá pra escolher entre vegetais folhosos e vegetais como cenoura, beterraba, vagem… Só testando pra saber qual fica melhor. Misture o alho e a cenoura refogados à ricota e tempere. Eu usei um pesto leve que tinha feito na véspera, ficou delicioso…

14_05_02_panquecas_ritalobo_04

A cobertura é o bom e velho molho branco! Derreta a manteiga, misture a farinha de trigo e deixe cozinhar por alguns segundos, depois acrescente o leite, rale noz moscada e tempere a gosto. Mexa sem parar com um fouet até chegar ao ponto, que é de um creme levemente espesso (ele engrossa mais quando esfria). Depois de pronto, desligue o fogo e misture o requeijão cremoso.

14_05_02_panquecas_ritalobo_07Em uma frigideira ou panquequeira, faça discos finos com a massa, sem deixar dourar muito (é bem rápido). Coloque cerca de 2 colheres de sopa cheias de recheio em cada panqueca e aperte bem ao enrolar. Monte todas as panquecas numa travessa, jogue o molho, mas reserve um pouco para o momento de servir. Por cima, jogue as nozes picadas, o amaranto e salpique o pesto (opcional), apenas pra fazer um charme, leve ao forno por cerca de 30 minutos.

14_05_02_panquecas_ritalobo_03

O curioso desta receita, que eu só reparei depois, é que não leva óleo. Eu nunca havia feito panqueca sem óleo e, pra ser bem sincera, esqueci completamente de colocar. Mas o que poderia ser um desatre bem bastante certo. Servi duas panquecas com uma salada verde e fique bastante satisfeita. Marido comeu mais uma…

Rende 12 panquecas com cerca de 173 kcal cada (lembrando que são sou nutricionista, calculei com base em informações que busquei na internet).

Provem e me digam! Beijos…

mari2

Deixe sua dica ou opinião...

