UPDATE: Projeto Menos Coisas!

Mais um projeto. Isso mesmo. Parece que minha vida tem girado em torno dos projetos, mas, olha, nunca me fez tão bem! É legal ter uma meta a cumprir, seja ela qual for. Nos engaja, nos mantém focada e não nos deixa cair em tentação. Este “projeto” foi mais uma resolução de ano novo, que eu nunca cheguei a postar e comentei com poucas pessoas, mas tem sido tão, tão difícil… Resolvi postar aqui pra ver se me estimula um pouco mais…

becky_bloom

O projeto em questão consiste em reduzir drasticamente o consumo de roupas, acessórios e cosméticos em 2014. Pra isso, resolvi limitar a quantidade de itens a comprar. Antes que perguntem, não acho melhor limitar a verba para compras, porque isto me levaria a fazer escolhas baseadas nos preços e este não era o objetivo. O objetivo é fazer escolhas mais inteligentes e comprar somente o estritamente necessário, essencial ou (realmente) oportuno.

Tudo isso começou com minha Consultoria de Imagem. Depois de todo o processo, comecei a pensar mais na hora de me vestir, mas sobretudo na hora de comprar e, enfim, aprendi que as compras devem ser um processo consciente, senão não tem sentido, vira uma válvula de escape, um momento de fuga e embriaguez, podendo virar, inclusive, um vício. Os vícios, vocês sabem, por vezes são passíveis de causar bastante estrago em nossas vidas. Não, não acho que estava viciada, mas estava perto disso. Comprava muitas vezes sem sentir, sem pensar, só porque fulana de tal falou que era bom e estava na moda. Até o blog virou desculpa pra comprar, pra testar, pra mostrar… Talvez por isso eu tenha dado um tempo daqui, e, se bem perceberam, estou voltando com um estilo de postagem bem diferente.

Sem mais delongas, o projeto limita a quantidade de peças a comprar, sendo que me permiti 20 peças para vestuário e 10 para cosméticos.

Os itens de vestuário incluem roupas, sapatos e acessórios. Todas as mulheres acham pouquíssimo e todos os homens acham demais. Só não estão inclusos itens essenciais de que eu ainda não tenha nenhum exemplar, a exemplo da luva para a academia. Não vale dizer que não tem nenhum exemplar de scarpin rosa pink. Scarpin é sapato e pronto. Até hoje, comprei o seguinte:

  • JANEIRO: nada
  • FEVEREIRO: uma saia e um vestido
  • MARÇO: um tênis
  • ABRIL: uma bolsa, um vestido, um colar e mais um vestido (AI MEU DEUS, ESSE MÊS TÁ RUSSO… rss)
  • MAIO:
  • JUNHO*: dois tênis, uma calça, uma saia, três malhas, duas camisetas, três tops, três shorts, um óculos
  • JULHO:
  • AGOSTO:
  • SETEMBRO:
  • OUTUBRO:
  • NOVEMBRO:
  • DEZEMBRO:
  • TOTAL PARCIAL: 21 peças

* mês de junho fiz uma viagem pros EUA (logo logo faço diário de viagem) e, embora tenha tentado me conter BASTANTE, ainda acabei comprando algumas roupinhas de ginástica e roupinhas mais sociais que lá encontro sempre com preço muito bom. Repararam que ultrapassei a cota? Então, estou neste momento arrumando meu armário, pois, a partir deste momento, a cada nova peça comprada, uma DEVERÁ sair do armário. Como falei, o objetivo era diminuir a quantidade de coisas, então não dá pra ultrapassar a cota sem perder alguma coisa… =/ Quanto ao tênis de março riscado, isto deve-se ao fato de ele ter sido roubado (lembram?), então ele deixou de contar, já que, necessariamente, tive que comprar outro pra substituir…

Já para cosméticos, o conceito é mais confuso, mas engloba produtos para corpo, rosto e cabelos. Como tem coisas que são de cuidados diários, tive que especificar melhor pra não ter que aumentar a quantidade. Não exclui hidratantes corporais porque, embora use bastante, tenho muitos guardados, então não tem necessidade de comprar mais, assim como finalizadores para o cabelo, óleos e silicones para os cabelos, máscaras hidratantes e esfoliantes para o corpo, esfoliantes para o corpo etc, ou seja, tá quase tudo incluído (loucura, não?). Não estão inclusos no projeto, estritamente: shampoo, condicionador, creme pra pentear, sabonete, sabonete facial, hidratante facial, demaquilante, acetona e base para unhas. O que não estiver excluído do projeto está automaticamente incluído! Vamos ao andamento:

  • JANEIRO: nada
  • FEVEREIRO: nada
  • MARÇO: nada
  • ABRIL: uma máscara de hidratação
  • MAIO:
  • JUNHO*: quatro máscaras de hidratação (OMG, foi a da Aussie, fiz estoque), dois hidratantes para os pés e um rímel
  • JULHO:
  • AGOSTO:
  • SETEMBRO:
  • OUTUBRO:
  • NOVEMBRO:
  • DEZEMBRO:
  • TOTAL PARCIAL: 08 produtos

* gente, eu estava nos EUA, repararam a força de vontade? A sensação de resistir às tentações é maravilhosa, principalmente na Meca do consumo!

À medida que for comprando, vou atualizando aqui, até pra facilitar meu controle. Gostaria que tentassem comigo algo do tipo e me contassem as táticas que posso usar pra ter sucesso… =)

Grande beijo!

mari2

8 comentários sobre “UPDATE: Projeto Menos Coisas!

  1. Enfim apareci e li esse post. rs Pois é amiga, umas mais outras menos, mas todas nós temos que prender lidar melhor com esse consumismo. No meu caso, como moro no interior, a grande culpada é a internet. Tanto por influênciar minhas escolhas, quanto por mostrar os caminhos mais fáceis de obter-las.
    Tenho duas táticas: uma é vez ou outra apagar os app de compras do celular (o que os olhos não vêem, o coração não deseja). E a outra é fazer lista de coisas que realmente quero (se eu falasse preciso estaria mentindo), assim quando dá aquelas loucuras incontroláveis de comprar, pelo menos compro algo que já estou querendo a muito tempo.

    bjuuu bjuuuu Estamos juntas nessa luta.

    Responder
    • É um caminho bebem difícil, mas o legal é o caminho, pois as metas sempre mudarão. Pra você deve ser pior ainda, com aquela loja enorme cheia de tentações ao alcance da mão! hahaha
      bjss

      Responder
  2. Mari, desde que voltei dos EUA e a grana apertou comecei a repensar minhas compras…
    No início é difícil, mas depois acostuma sabe?
    Agora quando compro, tenho tanta convicção e acabo escolhendo BEM melhor sabe? Isso dá um alívio!
    Aquele armário cheio de coisas “leeeendas mas não pra mim” está esvaziando…
    E eu ainda tenho estoque de cosméticos (faz quase dois anos que voltamos)!
    Esse é meu maior problema! :)
    Boa sorte na tua empreitada!

    Responder
    • Ai, Lia, nem fale! No início do ano eu joguei tanta maquiagem fora (estragada) e dei tanta coisa (que não usava), que parece que finalmente caiu a ficha… Eu sempre fiz limpezas no armário, sempre tirando muita coisa, mas acho que a quantidade de cosméticos (dinheiro) jogado fora parece que me abriram os olhos de vez!
      Estou aprendendo também a comprar com mais consciência, é bem libertador!
      Meu estoque de cosméticos ainda é grandinho, mas com o tempo vou gastando ele… No início do ano também tirei coisinhas que poderiam estragar, mesmo abertas, e só deixei coisas que gasto MESMO, como rímel e lipbalms. O desafio agora é acabar as bases que tenho abertas e ficar com no máximo duas, o mesmo com corretivos… Sei que com batons e sombras fica mais difícil, mas pelo menos tenho aprendido a resistir às tentações… rsss
      Beijão, Lia, boa sorte pra nós! (E pra Aurora também, que não seja a próxima… hehehe)

      Responder

Deixe sua dica ou opinião...

