Para não sabotar a dieta: congelamento!

Congelamento já faz parte da minha vida desde muito antes de iniciar a minha reeducação alimentar, mas ter alimentos saudáveis congelados é uma dica ótima pra evitar a sabotagem nos dias de preguiça ou quando a despensa está veio vazia…

13_09_22_congelados_01

Aqui em casa, somos duas pessoas, ou seja, fracionar as porções foi um aprendizado longo, a base de muita comida jogada fora… O maior motivo disso era a preguiça que eu tinha de ter um trabalhão pra fazer um pingo de comida. Resultado: acabava fazendo/comprando muito e sempre sobrava… Uma das soluções que encontrei foi utilizar alimentos mais congelados e, assim, aproveitar melhor os alimentos naturais, conservando-os e facilitando o preparo. Vamos lá então aos alimentos que normalmente tenho congelados…

CARNES/FRANGO/PEIXE
Não como muita carne vermelha (nada contra, só não gosto muito), mas o procedimento é o mesmo do frango. Normalmente compro os filés de frango temperados e congelados individualmente, mas quando não acho, compro peito de frango, tiro a pele, gorduras, corto os filés e congelo. Quando eu mesma faço os filés, prefiro deixar pra temperar na hora. A carne vermelha (filé) é a mesma coisa. O peixe precisa ser tratado. Se gosta da pele, pode deixar e tirar bem as escamas, eu tiro logo tudo pra deixar menos calórico e ser mais prático… O importante é congelar tudo separadamente. Você pode embalar cada filé com filme de pvc ou, como eu faço, congelar numa assadeira, todos separadinhos e, após congelados, colocar nos saquinhos. Para descongelar, retire do freezer no dia anterior e deixe degelar na geladeira.

LEGUMES
Não congelo todo tipo de legume, sei que nem todos funcionam, então vou testando. Os que normalmente congelo são couve-flor, brócolis, cenoura e vagem. Estes devem ser cozidos antes do congelamento (o ideal é cozinhar a vapor, mas não tenho panela a vapor, então vai na água mesmo). Não precisa cozinhar muito, basta deixá-los al dente. Sei que alguns destes já encontramos congelados pra vender, mas fazendo em casa a qualidade é mil vezes melhor! Sempre compro ervilha congelada, acho que ela dá um charme e gostinho especial a qualquer prato, sobretudo nas sopinhas… Fora isso, sempre tenho aipim cru descascado e congelado. Os legumes podem ser descongelados em temperatura ambiente ou até acrescentado às receitas ainda congelados… Se for usar em saladas, pode deixar na geladeira desde o dia anterior.

FRUTAS
Algumas frutas podem ser congeladas para suco, como manga, acerola, cajá, caju, kiwi, morango… Outras podem ser congeladas para fazer sobremesas geladas, como banana e mamão. Outras podem ser comidas congeladas, como um sorvetinho, como a uva… É claro que uma fruta fresquinha é melhor que congelada, mas, se já estão para estragar, não as deixe ir pro lixo, congele! Frutas geralmente são utilizadas ainda congeladas, puras, batidas com água, para suco, ou com iogurte, para um smoothie… Não tenha a esperança de consumi-las descongeladas, ao natural, porque a textura muda muito e não pode ser do seu agrado…

TEMPEROS/VERDURAS

13_09_22_congelados_02

Normalmente uso temperos da minha hortinha, mas, algumas vezes, preciso comprá-los e, como sabemos, os ramos são enormes! Cebolinha e salsinha podem ser congeladas picadinhas, congelo numa vasilha aberta e depois coloco num saco, quando já congeladas, pois assim elas ficam soltinhas. Verduras como couve e espinafre podem ser batidas com água ou azeite (a depender do uso posterior) e congeladas em forminhas de gelo, assim ficam sempre à mão. Após congelados, os cubinhos podem ser colocados em saquinhos. Congelados em água, são ótimos para sucos verdes e em azeite, servem pra incrementar molhos e sopas.

PÃO
Não precisa comer o pão de sal só porque acabou o integral! Tenha sempre um pacote de pão integral congelado. Quando seu pão acabar, basta tirar e conservar em geladeira. Se retirar uns trinta minutos antes de comer, nem parece que estava congelado, mas, se esqueceu e só tirou na hora, aqueça na torradeira ou numa frigideira bem quente (nada de passar manteiga), fica ótimo!

COMIDA PRONTA/MARMITAS
Quem disse que só de lasanha e pizza vivem os congelados? Pra ser mais prático, faço uma grande quantidade de comida de uma vez e congelo porções individuais ou para duas pessoas (eu e marido), assim, preparar as refeições dá bem menos trabalho… A Paulinha ensinou aqui como faz congelamento de suas marmitas.

Resumindo, gente, a única coisa que acho que não dá pra congelar é salada verde, o resto é só testar, adaptar… É importante sinalizar a data do congelamento, para não deixar a comida ficar muito velha e só descongelar o que for comer (uma vez descongelado, melhor consumir logo tudo)… Só não pode comer besteira porque faltou alimentos saudáveis em casa! Quero ver todo mundo focando numa vida mais saudável. E você, faz congelamento? Conta quais os seus segredos…

Beijos!!

mari

Anúncios

4 comentários sobre “Para não sabotar a dieta: congelamento!

  1. Mari, eu também sou usuária de legumes congelados, aliás, aprendi algumas coisas com vc. Adorei a dica da cebolinha, tentei congelar inteira e não deu certo. Com relação a panela a vapor, use a mesma que vc faz cuscuz. Era assim que sua vó fazia e funciona da mesma forma. Bjs.

    Responder

Deixe sua dica ou opinião...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s