Motivos para (não) casar

Esta tag estava sumida, né?! Resolvi resgatá-la esta semana por dois motivos. Primeiro, porque fiz 2 anos de casamento semana passada e estou inspirada e, depois, porque tenho ouvido tantas coisas em relação à vida a dois que queria tentar colocar o meu ponto de vista também…

casamento

Eu sei que não tenho tanta experiência assim, mas herdei do meu pai uma percepção muito legal em relação às pessoas (tem gente que fala que isso é por causa do signo, vai saber…). Pra não ficar ditando regras nem impor meu ponto de vista, resolvi fazer uma listinha de motivos que muitas pessoas dão para casar, mas que podem fazer da vida a dois uma grande cilada!

“Quero ficar mais perto dele o tempo todo”.
Esta é uma das maiores ciladas! Talvez na lua de mel isto aconteça e seja lindo e maravilhoso, mas, diferente do namoro, o estar junto vai trazer consigo uma série de problemas que não existiam. Portanto, meninas ciumentas que acham que o casamento vai eliminar todas as suas nóias e facilitar sua vida no controle do gato, não se enganem: mesmo as pessoas casadas precisam do seu espaço e, além disso, você vai perceber também muito mais defeitos no outro, o que pode fazer até o relacionamento perder o encanto…

“Não aguento mais morar com meus pais”.
Saia de casa! Aliás, recomendo a todo mundo que more um período sozinho antes de casar. Isto vai fazer você se conhecer melhor e se deparar com os problemas que todos os donos de casa têm e aprender a resolvê-los sozinho! Pense bem: você vai sair da casa de seus pais, onde todos se conhecem bem, conhecem e estão adaptados às manias de casa um, pra morar com uma pessoa totalmente desconhecida e, além de se adaptar a cuidar da própria vida, ainda tem que se adaptar às manias do outro. Pesado, né?

“Casando, podemos dividir as despesas”.
Este é um daqueles motivos que parecem bem sensatos, né? Eu até concordo que, se é preciso dividir despesas, dividir o apê é uma boa, mas, no casamento, nós dividimos nossa vida e nossa intimidade e isso é muito mais que uma simples sociedade… Se quer dividir as despesas, por que não dividir com uma amiga?! O casamento é um projeto de vida, ou seja, requer que haja um planejamento conjunto de vários aspectos, inclusive financeiro, o que é diferente de estipular quem vai pagar determinada conta e manter as finanças em separado. Há casais que conseguem viver bem assim, mas, em regra, este tipo de comportamento incentiva o individualismo, o que não funciona num casamento…

“Já temos 5/10/15 anos de namoro, vou casar pra que parem de falar que ele(a) está me enrolando”.
Quem disse que tem idade certa pra casar? Ou que namoro tem prazo de validade? Se ainda não estão prontos pra casar, ignorem a pressão dos amigos e da família, não são eles que vão ter que conviver com vocês no dia a dia, não são eles que terão que mudar o estilo e, muitas vezes, o padrão de vida. Namorem muito até chegar a sua hora e seja feliz!

Claro que, se a decisão for bem pensada e aliar também outros motivos, um desses aqui listados podem fazer parte do processo decisório, sim! O que não pode é casar na pressa ou no grito, sem pensar antes se está preparado para a vida a dois!

E você, qual foi/é o seu motivo pra casar? Concorda ou discorda da minha opinião? Deixem seus pitacos nos comentários!

Grande beijo…

mari2

 

4 comentários sobre “Motivos para (não) casar

  1. Gostei muito…Ainda não me casei, mas ñ sonho com um casamento como se fosse um conto de fadas, temos que pensar bem antes, até porque diferente da maioria das pessoas, eu ainda acho que casamento é pra vida toda. Parabéns Mariana…..

    Responder

Deixe sua dica ou opinião...

