Etiqueta urbana

Olá garotas!

Hoje não falarei de moda, preciso falar de algo que está em discussão, tem a ver com  o respeito ao espaço do outro, o respeito a cidadania entre outras denominações que tenha como foco a boa convivência: a etiqueta urbana!

Vou falar de algo que geralmente não vemos de forma tão explícita em livros ou manuais de etiqueta. Pressuponho que sejam comportamentos tão óbvios, que esses especialistas nem se dão ao trabalho de retratar. Porém, como estamos num período de arrumar a casa para receber bem os turistas  em 2014, vamos ao que interessa.

Primeiro, quero tratar de banheiro público. Refiro-me a banheiros de escolas, faculdades, bares, restaurantes, shopping centers, e até mesmo a casa da amiga:

20091002092933_descarga-economiza-agua-mrv-sustentavel

Os cestos de lixo foram criados para receber o lixo, logo, papel higiênico, fio dental, absorventes, vidrinhos de cosméticos, algodão, hastes flexíveis e/ou qualquer coisa que você tenha a intenção de descartar, deve ser colocada dentro da lixeira, quando falo DENTRO, não quer dizer que seja AO LADO ou SOBRE a LIXEIRA, mas DENTRO, de modo que outra pessoa não precise pegar no seu lixo pra fazer o descarte correto…

Para as mais distraídas: durante o período de ciclo, tenha cuidado com a forma que deixa o absorvente ou o papel higiênico, jamais deixe com a tarja vermelha para cima, o ideal é que ao tirar o absorvente faça rolinho e o envolva com papel higiênico. É frescura? Eu penso que não, é muito mais higiênico. Todo mundo sabe que você menstrua todos os meses, mas não há necessidade de deixar rastro.

Para as seguidoras do Dr. Bactéria, e tem a mania de usar toalha descartável para abrir a torneira, tocar a maçaneta da porta, abrir torneiras, jogue o papel higiênico dentro da lixeira, ninguém usará o papel contaminado que você deixou nesses lugares. Sugiro que troque o papel toalha ou papel higiênico pelo uso álcool gel após o uso do banheiro, que é até mais ecológico!

Entendo que nos dias de calor, é necessário lavar o rosto e trocar maquiagem, mas isso não quer dizer que você tenha o direito de usar o lavado para tomar banho. Não te incomoda encostar na pia e molhar a blusa? Então. Sugiro que use lenços higiênicos ou toalhinhas para umedecer e passar no pescoço e axilas, dessa forma você ficará renovada sem incomodar ninguém nem deixar tudo molhado…

Jamais encoste a boca em bebedouro: utilize uma garrafinha, é mais seguro pra você e para os outros. AH! Importante lembrar que bebedouro não é lavatório, viu?!

Agora uma última dica que parece banal, mas que muita gente esquece: dê descarga após usar o sanitário. É impressionante a quantidade de pessoas que “esquecem” de dar descarga  deixam o sanitário sujo e mal cheiroso pra a próxima da fila… E se você não curte sentar em sanitários públicos, levante o assento e limpe o vaso após o uso, as próximas a usar o banheiro agradecem!

Essas são algumas dicas entre tantas outras que pretendo tratar no decorrer do ano. Quem lembrar de algo relevante, ficarei grata em poder compartilhar, então deixem nos comentários.

Grande beijo.vanianota

Anúncios

Um comentário sobre “Etiqueta urbana

  1. Oi Vania adorei essas dicas , quem sabe se continuar falando as pessoas aprendam.
    esses costumes tão simples mas táo dificeis de serem utilizados. Bjoss

    Responder

Deixe sua dica ou opinião...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s