Lavando os pincéis!

É, minha gente, por mais que a gente odeie, por mais que a gente adie, um dia chega a hora da faxina! Não vou mentir que eu odeio levar meus pincéis, mas, infelizmente, alguém tem que fazer o trabalho sujo… 13-02-18_lavando_pinceis_02O ideal é lavar os pincéis a cada 15 dias. Os pincéis de base e outros produtos cremosos, como base e corretivo, devem ser lavados com mais frequência. Você vai precisar de:

13-02-18_lavando_pinceis_01Sabonete neutro. Pode ser shampoo de bebê ou qualquer outro sabonete líquido. Eu uso este por ser antibacteriano…

13-02-18_lavando_pinceis_03Toalhinha ou qualquer outro suporte pra deixar os pincéis secando. Eu uso o Dry’n’Shape para os pincéis de face, porque ele ajuda a moldar as cerdas. Ele ajuda a secar mais rápido também, mas eu nem uso por isso. Para os outros, uso uma toalhinha normal mesmo…

Vamos ao processo:

13-02-18_lavando_pinceis_05Comece molhando as cerdas em água corrente. Tome cuidado pra não molhar o cabo, pois a umidade pode amolecer a cola e fazer com que as cerdas se soltem.

13-02-18_lavando_pinceis_04Coloque um pouco de sabonete na palma da mão. A dosagem tem a ver com o tamanho do pincel. Para pincéis menores, um pinguinho é suficiente.

13-02-18_lavando_pinceis_06Esfregue o pincel na palma da mão, pra frente e pra trás…

13-02-18_lavando_pinceis_07Enxague, tomando cuidado pra não molhar o cabo…

13-02-18_lavando_pinceis_08Coloque no Dry’n’Shape. As cerdas devem ficar bem juntinhas, então o elástico deve estar bem apertado para ser eficiente.

13-02-18_lavando_pinceis_09Às vezes, um pincel muito sujo como este deve ser lavado várias vezes…

13-02-18_lavando_pinceis_10

 

13-02-18_lavando_pinceis_11Para saber se está limpo, basta observar na quantidade e na cor da espuma na palma da sua mão… Se estiver densa, em grande quantidade e branquinha, o pincel está limpo…

13-02-18_lavando_pinceis_12Quando estiver limpo, aperte delicadamente para tirar o excesso da água.

13-02-18_lavando_pinceis_13Se não tiver o Dry’n’Shape, molde com as mãos as cerdas e deixe os pincéis secando deitados numa superfície plana, como uma toalha…

13-02-18_lavando_pinceis_14Os pincéis de rosto devem ficar secando por 24h, pra garantir que não haja nenhuma umidade (isso pra quem não usa o Dry’n’Shape). Os pincéis de olhos secam mais rápido…

13-02-18_lavando_pinceis_15No dia a dia, você pode usar uma solução de limpeza para os pincéis, como esta da MAC (que eu coloco numa embalagem com spray) ou aquela na Contém 1g, por exemplo…

O importante é não esquecer que a limpeza pesada, com água e sabão deve ser feita periodicamente, assim seus pincéis vão ficar como novos por muito tempo! Vocês costumam limpar seus pincéis? De quanto em quanto tempo?

Beijos!

mari

Anúncios

Deixe sua dica ou opinião...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s