Renovando-se…

Todo ano que começa é a mesma ladainha: este ano será diferente. E iniciam-se as manobras de renovação. E coloca-se tudo abaixo, revendo tudo, escolhendo, selecionando o que fica na nossa vida… E o que sai. Este ano já começou assim, como todos os outros, mas a renovação deste ano tem um sabor diferente… Claro que estamos falando de um guarda-roupa, mas são tolos os que pensam que uma limpeza, por assim dizer, no guarda-roupa só significa isso. Significa muito mais. Este ano ela me serviu não só pra tirar aquele peso de coisas acumuladas, como também para colocar em prática a coisa mais importante que descobri este ano: eu mesma!

Becky Bloom

Quem passou por aqui esse ano viu que me aventurei num esforço para descobrir e aprimorar o meu estilo. Dentre as coisas que aprendi, aprendi que, ao fazer isso, posso deixar o consumismo de lado e dedicar-me com afinco a fazer melhores escolhas e, nesta fase da arrumação de guarda-roupa, descobri coisas importantes:

  • Se tem dúvidas, não compre. Revi (e doei) váááárias roupas que, no momento da compra, foram motivo de dúvidas, mas que acabei trazendo. Muitas delas estavam ainda com a etiqueta ou tinham sido usadas pouquíssimas ou uma única vez… Dinheiro jogado fora! Por mais barata, por melhor que seja a oportunidade, aprendi que, se estou com dúvida se compro ou não uma peça, isso pode ser um sinal de que ela não merece ser comprada…
  • Se não caiu bem, desapegue. Há algum tempo, eu venho engordando. Eu sei que estou com um corpo que não gostaria, porque estou com sobrepeso e sei que isto não é saudável, mas ficar guardando peças na esperança de voltar a usá-las não faz nenhum sentido: só ocupa espaço e gera frustração de ficar olhando sempre pra elas. Estou mudando meus hábitos pela saúde e, em segundo plano, pelo emagrecimento, mas quando ele vier, tenho certeza que será um prêmio comprar roupas novas! Além disso, já me convenci que não vale a pena usar roupas que me desfavorecem, por mais bonitas que eu as ache…
A primeira pilha vai pra ajustes, a segunda, pra desapego, e a terceira fica

A primeira pilha vai pra ajustes, a segunda, pra desapego, e a terceira fica

  • Não deixe os ajustes pra depois. Tem um tempo que já estou mais disciplinada pra ajustar qualquer defeito nas roupas assim que compro, mas encontrei várias peças que acabaram esquecidas no armário, porque precisavam de um ajuste qualquer, que eu nunca fazia! Algumas delas já estavam tão velhas, que eu nem me identificava mais, ou seja, perdi um bom tempo e provavelmente uma peça que eu teria usado bastante…
  • Crie espaço pra ver suas roupas. A forma mais fácil de desperdiçar uma boa peça é não vê-la quando abre o armário. Sério. Nesta arrumação, vi peças que nem lembrava que existia… Também foi importante abrir espaço para que eu consiga visualizar melhor todas as coisas e, assim, tirar proveito de tudo.
IMG_2646

Os cabides que sobraram…

  • Foque no seu estilo. A gente SEMPRE se deixa levar por modismos que nem sempre têm a ver conosco. Que atire a primeira pedra quem nunca fraquejou… Tenho me treinado pra não deixar isso acontecer e tirar várias peças que não me acrescentam nada do armário só me convenceram de que eu devo ser mais seletiva…

Ainda nem terminei tudo, mas já deu pra refletir muito sobre os meus hábitos de consumo e ter a certeza que 2013 vai ser beeeeem diferente! E vocês, o que esperam desse novo ano?

Beijos!

mari

Um comentário sobre “Renovando-se…

  1. Pingback: Comprinhas Coastal Scents « marisanta • Um blog de mulherzinha!

Deixe sua dica ou opinião...

