Meu sapato/bolsa/casaco mofou, e agora?

Um dos pontos negativos dos artigos de couro é que, por ser matéria orgânica, ele está sujeito à ação de fungos, então, mesmo com cuidados como manter em local seco e arejado e deixar “respirar” de tempos em tempos, às vezes a ação dos fungos é inevitável. Esta semana me assustei quando vi este sapato desse jeito:

12-12-03_tira_mofo_01Pois é, totalmente mofado, com o agravante de ser preto e, ainda, de camurça (camurça não é de Deus). Fiquei desesperada, imaginando que havia perdido o sapato, afinal, tirar sujeira de camurça já é difícil, imagine mofo?! Bom, já que já dava o sapato como perdido mesmo, resolvi tentar uma manobra arriscada, recomendada pra limpeza de fungos em couro:

12-12-03_tira_mofo_02

Isso mesmo: vinagre de álcool! Já usei pra tirar mofo de casacos e bolsas, não sabia como a camurça iria reagir, mas fui em frente.

12-12-03_tira_mofo_03

Passei a flanela umedecida com o vinagre por todo o sapato, e, pra que a camurça não ficasse marcada, usei uma escova imediatamente após usar o vinagre (fiz um sapato de cada vez, tem que ser rápido), “penteando” o sapato até o vinagre secar quase que completamente.

12-12-03_tira_mofo_04

Depois coloquei num lugar fresco pra terminar de secar e pronto! Ficou assim, perfeito:

12-12-03_tira_mofo_05

Depois passei o impermeabilizante da camurça mais uma vez! Uso esse impermeabilizante em todo sapato de camurça ou nobuk, passo a cada 6 meses, ele ajuda a conservar muito o sapato!

12-12-03_tira_mofo_06

Gostaram da dica? Já tentaram fazer isso em casa? Mandem suas dúvidas domésticas que eu tentarei achar uma solução!

Beijão!

mari

13 comentários sobre “Meu sapato/bolsa/casaco mofou, e agora?

  1. Eu tenho uma mochila de nylon da kipling, apareceu uns pontinhos pretos que não sai lavando, eu acho que é mofo. Será que eu posso passar o vinagre nesse tipo de tecido?

    Responder
  2. Oi mari minha bolsa de camurça movou estava guardada daí vi um vídeo de uma moça q ela mantava passar vinagre para limpar e condicionador mas a bolsa ficou completamente dura não sei o fazer pois amoo muito essa bolsa foi presente do meu Marido me ajude deste muito abrigada

    Responder
    • Nossa, que péssimo! Não sei o porquê de sua bolsa ter ficado dura, talvez seja por causa do condicionador mesmo, pois o vinagre não endurece o couro, mas não posso ter certeza… A hidratação do couro geralmente é feita com hidratante específico ou óleo vegetal.
      Agora que o estrago está feito, veja se não encontra um local especializado em limpeza de couro pra te ajudar. Caso não possa ou não encontre, procure um limpador específico para camurça ou aplique uma mistura de água e vinagre em partes iguais, com uma bucha limpa, limpando completamente a bolsa e deixe secar. Se continuar dura, tente repetir o processo e, quando estiver ok, passe uma escovinha de nylon pra organizar as fibras!
      Espero que dê certo!!
      ;)

      Responder
    • Passe o vinagre branco, com certeza o mofo sai, mas se tiver muito tempo, pode ficar manchada, porque este mofo mais verdinho tem uma espécie de corante que o couro pode absorver… Limpe o mais rápido possível, faça este procedimento uma vez por mês por uns 6 meses pra ele não voltar mais!
      Boa sorte…
      Bjssss

      Responder
  3. OLÁ, BOM DIA ! ONDE EU ENCONTRO ESSE IMPERMEABILIZANTE DA VIA UNO,ISSO FUNCIONA EM UMA BOLSA DE CASAMENTO PRETA COM METAL Q TAMBÉM MOFOU ?
    POR FAVOR ME AJUDE! E MEU MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

    Responder
    • Oi Liliane,
      O melhor produto pra tirar mofo é o vinagre mesmo, passando con cuidado, com certeza vai resolver o problema de sua bolsa, se ela for de couro. Passe uma vez por mês por uns 4 ou 5 meses e o mofo vai demorar bastante de voltar.
      Quanto ai impermeabilizante, você encontra nas lojas da Via Uno, mas existem outros de outras marcas em lojas especializadas ou sapatarias, ele não serve pra limpar, somente para prevenir que a sujeira seja absorvida pelo couro rapidamente, facilitando a limpeza…
      Testa o vinagre e me avisa se funcionou!
      Beijão!!

      Responder
    • Oi Dardane,
      Eu ja usei em s tipode de couro e nunca tive problemas, porem nunca usei em pecas claras, então não sei te afirmar se pode manchar… Quanto ao cheiro, nem se preocupe: a quantidade utilizada não é muito grande, somente a flanela úmida, depois de deixar a peça secar bem em local úmido, não fica cheiro nenhum!
      Abraço!
      Mari

      Responder
  4. O meu casaco mofou um pouco, e vou tentar usar o vinagre, só não tenho essa escova e o impermeabilizante. Que escova é essa, onde encontro????Bjuss

    Responder
    • Oi Amanda,
      Esta escova é uma escova de limpar sapatos, acho que você encontra em qualquer sapataria ou em alguns supermercados… Se o seu casaco não é de camurça, nem precisa da escova, basta passar o vinagre com um paninho mesmo… O impermeabilizante eu comprei na loja de sapatos, ele não evita que suje, mas evita que o couro absorva a sujeira, deixando mais fácil de limpar depois… ;)
      Beijos!!

      Responder

Deixe sua dica ou opinião...

