#voucasar E agora? Contrato ou não um(a) cerimonialista?

Ihh, gente, esse assunto é delicadíssimo!! Delicadíssimo porque o termo cerimonialista designa dois profissionais diferentes no casamento, e isso deixa as noivinhas extremamente confusas, e com razão!!

Vou começar explicando que profissionais são estes (e seus correlatos):

1. Cerimonialista (para a festa)

Cerimonialista, como o próprio nome diz, é aquele que cuida do cerimonial, das regras específicas da cerimônia que você escolher! Esta é aquela pessoa que acompanha todos os detalhes da sua festa. Ela chega cedo e verifica todos os detalhes e fornecedores contratados (que você informou previamente), faz com que tudo esteja pronto a tempo e, durante o evento, coordena todas as etapas, desde a entrada do cortejo, aos fotógrafos e cinegrafistas, além de organizar aqueles detalhes importantes que nem sempre lembramos, como o brinde, o corte do bolo, a valsa, os cumprimentos…

2. Cerimonialista (organizador de casamentos)

Este é o profissional que vai te acompanhar durante toda a organização do casamento. Ele vai ouvir suas vontades e expectativas e planejar o casamento dos seus sonhos, sugerindo ou contratando fornecedores e te acompanhando em todas as visitas, provas e degustações, facilitando seu trabalho como noiva, porque você deixa todos os aspectos burocráticos nas mãos dele. Além disso, ele vai fazer todo o trabalho do cerimonialista que mencionamos antes, no dia da festa.

3. Cerimonial

O nome é vulgarmente atribuido às empresas que organizam casamentos. Estas empresas podem prestar o serviço completo, trabalhando como o organizador de casamentos, ou somente a organização do cerimonial da festa.

Entenderam? Agora vamos à minha opinião e sugestão sobre o assunto.

O primeiro profissional que mencionei, ou seja, o que organiza tudo no dia do evento, é essencial! A menos que seu casamento seja um evento hiper restrito e informal, é importante ter alguém organizando tudo no dia, senão a gente não curte direito, já que  são muitos imprevistos que surgem. Estes imprevistos muitas vezes são facilmente resolvidos, mas, até pra isso, é preciso calma e equilíbrio, características não muito comuns às noivas do dia! Se você optar por contratar somente este profissional (como eu), organize-se e entregue TODAS as informações e contatos de TODOS os fornecedores pra o cerimonialista uma semana antes do evento, pra que ele possa resolver qualquer imprevisto.

Acho que este é o profissional que toda noiva deixa por último, mas este é um grande erro! Eu senti isso na pele e já vi muitas noivas sofrendo por não encontrar um profissional, porque deixaram pra fazer isso semanas antes do evento. Contrate com pelo menos 2 meses de antecedência, senão corre o risco de não encontrar nenhum disponível! Minha sorte foi a fofa da Sandra ser amiga de marido. Ela já tinha parado de fazer casamentos, mas voltou pra salvar minha vida!! Sandrinha, nunca vou esquecer sua ajuda e disponibilidade. Muito obrigada!!

O organizador de casamentos, na minha opinião, não é essencial se você tem prazo até o casamento, tempo disponível pra organizar tudo e paciência pra planejar as coisas… Realizar um casamento não é tarefa fácil, mas também não é impossível. Se você, no entanto, não tem como fazer isso sozinha, recomendo muito que contrate um organizador de casamento, que já vai te poupar um tempão, porque vai filtrar os fornecedores e já apresentar orçamentos comparativos, além de lembrar de detalhes que você poderia esquecer… Neste caso, contratar uma empresa especializada pode ser ainda melhor, porque você não fica na dependência de um único profissional: ainda que uma única pessoa te atenda, uma empresa está preparada se esta pessoa tiver um problema de saúde ou familiar, por exemplo… A escolha do profissional ou empresa deve ser cuidadosa, porque você precisa confiar nos profissionais que te atendem e nos fornecedores que eles indicam, então, neste caso, não tem jeito: tem que pesquisar. Se você decidir por contratar um organizador de casamentos, recomendo que esta seja a primeira decisão a tomar, antes mesmo de escolher a data!

Se você está disposta a organizar sozinha, pode baixar a planilha que eu fiz pra organizar o meu casamento (disponibilizo pra baixar aqui), que me ajudou muito. Não tem bicho de sete cabeças, só tem que ter um pouco de paciência e entender que a organização de um casamento vai demandar tempo, mas vai valer muito a pena!

E vocês, vão organizar tudo sozinhas ou vão pedir ajuda? Já casaram? Deixem suas experiências nos comentários…

Beijos!

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