Receitinha: Risoto de azeitonas al pomodoro

Gente, fiquei contente que vocês estão pedindo posts!! Quando postei esta foto no Instagram, algumas pessoas pediram pra eu postar a receita no blog e pensei: Por que não? Não costumo postar receitas porque, embora eu goste de cozinhar, sempre improviso muito, faço tudo meio no olhômetro, aproveitando as coisas que tenho em casa, então não sabia se seria interessante pra vocês… Se gostarem (ou não), me dêem um feedback!

Pra começar, quero dizer que AMO risoto, ainda mais porque é uma comida muito gostosa, que fica pronta em no máximo meia hora, e que tem um charme… Vamos aos ingredientes:

  • 1 xícara de arroz pra risoto (uso o arbóreo, mas pode ser qualquer um, desde que seja especial pra risoto, senão não dá certo). A medida é a seguinte: 1/2 xícara pra uma pessoa, pode medir assim que dá certo, dá uma porção individual beeeem generosa, acredite.)
  • 1 xícara de vinho branco (pode substituir por caldo de legumes, mas essa parte dá um sabor especial)
  • 1 e 1/2 xícara de caldo de legumes quente (sempre o dobro da medida de arroz, pelo menos, mas esta receita levou menos porque completei com o molho de tomate. Você pode fazer o caldo, mas eu uso aqueles de pózinho diluidos em água fervente e, como ele já é salgado, não uso mais sal)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/2 xícara de queijo ralado (uso parmesão, mas pode ser muzzarela, ou pode ser requeijão cremoso ou cream cheese)
  • 2 tomates grosseiramente picados (o italiano/rasteiro é o melhor)
  • 1 xícara de molho pronto de tomate (de boa qualidade, por favor)
  • 1/2 xícara de azeitonas picadas (eu usei inteira sem caroço, cortada ao meio, mas as picadinhas devem ficar melhor
  • Azeite ou manteiga pra dourar
  • Pimenta do reino a gosto

Preparo:

Os 5 primeiros ingredientes são comuns a todos os risotos, seguindo este modo de preparo, você pode fazer do sabor que quiser, aproveitando o que tem mais fácil em casa…

  • Doure as azeitonas no azeite. Isso vai soltar o gostinho delas, que vai dar o sabor ao seu risoto. Em outras receitas, nesta etapa douro 1/2 cebola na manteiga. Depois de uns 3 minutos, acrescente o tomate e o arroz e mexa até ficar transparente;
  • Acrescente o vinho branco e deixe reduzir. Depois coloque o molho de tomate. Em outras receitas, pule do vinho direto pro caldo.
  • Acrescente caldo até cobrir o arroz. O grande segredo do risoto é ir acrescentando o caldo aos poucos, pra ir controlando o cozimento e a cremosidade… Vá acrescentando de pouquinho em pouquinho, mexendo de vez em quando pra não grudar. Vá provando. O ponto do arroz é al dente, ou seja, não pode ficar totalmente mole, senão vira papa! Se faltar caldo, pode acrescentar um pouquinho de água. Acerte o sal e a pimenta.
  • Quando o arroz estiver no ponto, mas ainda com bastante líquido, desligue o fogo, misture a manteiga e o queijo ralado, mexendo bem. Deixe abafado por um minutinho e sirva imediatamente!

O pesto era só decorativo, mas deu um saborzinho especial ao prato. Excelente combinação!

Gostaram? Acreditem, é muito fácil de fazer e fica uma delícia!!

Beijos!!

mari

Anúncios

Deixe sua dica ou opinião...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s