#voucasar E agora? Os convites…

Os convites são a tradução do seu casamento para os convidados, então ele tem que estar em perfeita sintonia com a festa e os noivos…

Na escolha dos convites, acabamos ficando muito à mercê dos moldes que o mercado nos oferece, já que as empresas que personalizam convites (de verdade) muitas vezes são caras e, infelizmente, os contatos cliente-designer-gráfica nem sempre fluem de forma clara e eficaz… Temos mesmo uma carência de bons profissionais e fornecedores a um preço justo, pelo menos em relação ao mercado de Salvador. Falo isso porque já fui sócia de uma gráfica e bem sei o tamanho da margem que é aplicada a qualquer item de papelaria de casamento… Mas, bom, acredito ser possível, sim, fazer um bom convite sem extrapolar seu orçamento, mas é preciso ter muita paciência e pesquisa. Muita pesquisa!

Também o convite tem suas particularidades, que devem ser analisadas com cuidado durante a escolha… Vamos a alguns pontos a observar:

1. Formalidade

Não adianta fazer aquele convite gigantesco, super formal, se a sua festa vai ser simples ou dançante. O convite deve ter a mesma vibe da festa, para que os convidados saibam o que os espera! Por outro lado, se seu casamento vai ser extremamente formal, não tem porque fazer um convite divertido só porque achou bonito. Isso não quer dizer que um convite formal não possa ter um toque divertido ou que um casamento casual não possa ter um pouco de formalidade. É tudo uma questão de bom senso!

2. Design e Material

O design de um convite de casamento tem muito a ver com a escolha de materiais: papel, cores, tipo de impressão, detalhes… Boa parte da beleza, na minha opinião, está no papel, então veja todas as opções possíveis! Não se prenda a padrões e modelos predefinidos, veja cada papel, escolha o que mais gosta e as combinações possíveis… Escolha fontes (tipos de letra) bonitas, mas legíveis. Usar grafismos, rendas, fitas coloridas e outros detalhes está muito em alta, mas lembre-se que suas lembranças serão eternas, então escolha algo com que realmente se identifique…

3. Pais primeiro?

Essa dúvida é super comum: quais os nomes que devem aparecer primeiro, o dos pais ou dos noivos? Bom, isso depende. Pouca gente repara, mas a ordem de aparição tem a ver com o texto do convite: os primeiros nomes GERALMENTE são os anfitriões do evento. Por exemplo: quando aparece “Maria e José e Rita e João convidam para o casamento de seus filhos, Carol e Ricardo”, significa que os pais que estão convidando você para o casamento de seus filhos, enquanto que, quando aparece “Carol e Ricardo, com a bênção de seus pais, Maria e José e Rita e João, convidam”, quer dizer que o evento é promovido pelos próprios noivos. Na real, tudo isso indica quem realmente está bancando (financeiramente) o evento. Se todo mundo está participando do financiamento da festa, uma sugestão é colocar algo como “Carol e Ricardo, juntamente com seus pais, Maria e José e Rita e João, convidam”. Não tem uma regra fixa em relação a isso, se é importante pra seus pais um modelo tradicional, não tem problema colocá-los como anfitriões, assim como noivinhos independentes podem fazer convites sem os nomes dos pais, por exemplo… Uma boa conversa, nesses casos, é essencial!

4. Informações importantes

No convite, é essencial constarem:

  • Os nomes dos noivos (dããã);
  • Os nomes dos pais (conforme tópico anterior, só se quiser);
  • A data e o horário;
  • O local da cerimônia (o local da festa, se houver, é opcional);
  • Endereços (muitos convidados que não podem comparecer preferem enviar um telegrama ou um presente pelo correio. Pode ser endereço dos pais e/ou dos noivos);
  • RSVP (a gente sabe que nem sempre os convidados confirmam presença, mas é importante solicitar confirmação pra dimensionar sua festa).

Ah! E revise. Peça pro seu noivo, sua mãe, seu pai, sua sogra, todo mundo revisar o convite. E revise mais uma vez! Você vai morrer de raiva se o convite sair com algum erro de digitação ou informação, então revise bastante pra evitá-los…

5. Lista de presentes

Se os noivos fizerem um site de casamento, pode colocar informações como telefones, mapas, RSVP e lista de presentes lá. Eu, PARTICULARMENTE, não acho de bom tom colocar locais das listas de presentes no convite. Acho o cúmulo da deselegância intimar o convidado a te dar um presente. Você quer convidar as pessoas ou ganhar presentes? Coloque seu telefone no convite e os convidados que querem te presentear ligarão pra saber onde está a lista. Pra facilicar, coloquei os locais da minha lista no nosso site do casamento. Mas reitero que esta é só minha opinião, ok?

6. Prazo

É muito importante ficar atenta aos prazos. Os convites precisam ser entregues de 4 a 6 semanas antes da cerimônia (no mínimo), então você precisa estar com eles em mãos uns 2 meses antes, por isso, foque em fechar os convites com 6 meses de antecedência, pelo menos. Sério, gente, vai levar de 1 a 2 meses pra escolher os materiais, fazer, aprovar e alterar layouts pra que o convite fique com a sua cara, aí mais uns 40 dias pra a gráfica produzir o material, então é melhor não dar mole pra os imprevistos… Claro que você consegue num prazo menor, mas certamente terá que abrir mão de materiais e acabamentos que poderia escolher num prazo mais longo…

7. Quantidade

Isso vai depender muito da sua lista, mas, pela minha experiência (de noiva e gráfica), encomende uns 20% a mais de convites e mais 5% de envelopes, porque, acredite, você vai lembrar de mais pessoas em cima da hora. Os 5% são a margem que a calígrafa pede, por conta dos erros que podem ocorrer…

Eu acho que o assunto não se esgota aqui, mas vou levantar mais informações num outro post. Depois vou fazer um específico pra falar do tratamento dos nomes dos convidados e da caligrafia. Deixem suas dúvidas nos comentários, vou adorar respondê-las!

OBS: Todas as fotos do post são a Entrepaper, cujo blog me encanta a cada dia de tanta coisa linda… Pra quem ficou curiosa, segue abaixo a foto do meu convite…

Abraços e um ótimo domingo!!

Anúncios

Deixe sua dica ou opinião...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s