#voucasar E agora? Escolhendo o fotógrafo

 Eu AMO fotografia. Eu sempre soube que um dos itens mais importantes do meu casamento seria o álbum, porque eu adoro olhar fotos e lembrar dos momentos, das pessoas, dos lugares… Não sei porque cargas d’água eu demorei tanto pra contratar o fotógrafo do meu casamento… Esta é a primeira dica que dou: pesquise com antecedência!


A escolha do fotógrafo do casamento, ao contrário do que muita gente imagina, deve ser feita com base em diversos fatores e, como tudo num casamento, vai depender muito do estilo/vontade dos noivos…

Preço

Eu sei que esta questão nem sempre é flexível, já que o orçamento da festa muitas vezes é bem engessado, mas fuja dos pacotes “10 milhões de fotos tratadas em alta, ensaio anterior, fotos do noivado, pôster e álbum com 200 fotos impressas por apenas R$99,00”. Fotografar casamento não é tarefa fácil: requer experiência, equipamento e preparo físico pra trabalhar em pé e horas tratando fotos e montando o álbum. Este provavelmente será um dos itens mais caros do seu orçamento. Acredite. Isso não quer dizer que só o profissional caro é bom, mas que não adianta se jogar de primeira na primeira oferta que aparece. Pesquise, pesquise e pesquise, você vai encontrar um bom profissional que se encaixe na sua verba. E antes de fechar o contrato, analise tudo o que ele inclui: quantidade de fotos, se você recebe as fotos escolhidas em alta resolução, qual o tipo de álbum, quantas fotos serão impressas, quanto tempo ele ficará na festa…

Afinidade

Esta questão é puramente subjetiva. É preciso estabelecer uma relação de confiança e afinidade com o seu fotógrafo, precisa haver aquela conexão entre ele e os noivos, para que ele possa captar verdadeiramente as emoções da cerimônia. Meu sonho era que minha grande amiga e grande fotógrafa Anne Pacheco registrasse meu casamento, pois justamente pelo fato de ela nos conhecer, sabia que conseguiria os melhores momentos, mas quando a busquei, já não tinha a data livre. Recomendo muito que você conheça o fotógrafo antes de fechar o contrato, pra ter certeza de que há afinidade e, pra facilitar o entrosamento, faça um ensaio prévio ou registrar as fotos do noivado ou algum evento anterior à cerimônia, assim o fotógrafo vai conhecer melhor o casal e saber registrar o melhor de cada um. Além disso, ele vai te acompanhar durante todo o tempo no grande dia, então é bom você ficar à vontade na presença dele

Estilo

É Importante, antes de buscar o fotografo, definir o SEU estilo preferido de fotos e, então, buscar algum profissional que te atenda. O estilo é muito pessoal, não adianta forçar o fotógrafo a se adaptar ao seu estilo, pois as chances disso dar certo são mínimas! Além de escolher entra fotos tradicionais e fotojornalismo, você tem que observar a variação de cores, enquadramento, criatividade… Por isso, quando visitar o fotógrafo, peça pra ver álbuns completos de casamentos que fotografou, para saber se ele atende às suas expectativas em relação aos tipos de fotos…

Infelizmente, o mercado é carente de bons profissionais, então seu dead line pra fechar este item é de cerca de 9 meses (se você tiver), acho que deve ser o item mais importante, depois do(s) local(is) (cerimônia e festa). E cheque bem o contrato, onde deve constar: nome do profissional, nome de quem poderá substituí-lo em caso de força maior, número de assistentes, lista de locações (cabelereiro, igreja, salão), data e horário do trabalho, traje, equipamentos a ser usado, valores, se inclui o álbum ou não, tratamento das fotos, quantidade de fotos a ser entregues, prazo de entrega das fotos… Assegure-se do máximo de informações, e pra evitar qualquer transtorno, dê preferência aos profissionais indicados por alguém de sua confiança…

Antes que perguntem, meu fotógrafo foi Enzo, excelente fotógrafo, seus filhos são seus assistentes, então o clima das reuniões, ensaio e do dia da festa era bem familiar… Ele me deixou muito segura e adorei o resultado! Indico!

Abraços!

Anúncios

Deixe sua dica ou opinião...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s