Bem vindos aos anos 80

Talvez eu não tenha conhecimento de moda o suficiente para chegar a essa conclusão, porém vivi minha juventude na década de 80, não foi difícil voltar ao tempo e fazer essa comparação.

As cores predominantes usadas nos anos 80 eram amarelo e verde limão, laranja, azul royal e rosa chock. Agora vamos a cartela de cores para o verão 2012/2013, não se usa mais verde e amarelo limão, e sim cores cítricas, entendo que dentro desse cítrico cabe o amarelo, laranja e verde!  Ninguém mais usa rosa shock, usa-se Pink.

Na minha época, o verbo era valorizado, pronunciavam-se as palavras por completo, logo, a intensidade da cor era identificada pelos tons neon e fluorescentes. Se você falasse FLUO as pessoas poderiam entender que você estaria falando de um mineral encontrado abundantemente na natureza ou em gel nos consultórios odontológicos (não esqueçam que, em relação às cores, fala-se “FLUO”, que vem de “fluorescente”, e não “fluor” ou “flúor”, que só se encontra na tabela periódica… rss).

Para não dizer que só falei de cores, vamos aos sapatos: a onda era usar Melissa (sandálias plásticas), tênis All Star, Nike e Reebook e sapatilhas alpargatas; o sapato básico para a mulher sofisticada era o scarpin preto, combinado rigorosamente com a bolsa; para os momentos casuais, usavam-se sandálias Anabela; as mulheres modernas usavam sapatos com pegada masculina, os bicolores para o trabalho e mocassins coloridos para eventos casuais.

Hoje é tudo diferente,  as mulheres elegantes usam scarpins nude e bolsas coloridas,  para mostrar que são criativas! As garotas curtem sapatilhas coloridas, rasterinhas, sneakers e alguns “Converse”.

Ah! Você quer saber de acessórios? Relógio à prova d’água com pulseiras coloridas, brincos e colares feitos em acrílico, lógico, bem coloridos! Polaina para as academias de ginástica aeróbica, tiaras, elásticos para prender o cabelo, coisas assim, múltiplos e coloridos. Acho que isso é careta, né?!!

Meninas, agora vem a pergunta: se a moda é reflexo do comportamento social, econômico e político e os cientistas sociais rotularam os anos 80 como a década perdida, a década do poder, do luxo, por que será que estamos voltando a ela?

Fica a questão para pensar, discutir, compartilhar! E, se tiverem uma resposta, não hesitem em deixar nos comentários!

Boa semana para vocês, grande beijo.

Anúncios

Deixe sua dica ou opinião...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s