100, 200, 1.000 fios… O que significa isto?

Outro dia, marido estava ouvindo uma conversa minha com a Vânia, em que falávamos de tecidos, percal de 200 fios pra lá, algodão de 500 fios pra cá, até que ele parou tudo e lançou a pergunta: “o que querem dizer estas quantidades de fios”? Eu respondi de pronto: “é a quantidade de fios que o pano tem, amorzinho”… E ele: “quer dizer que 1m ou 100m desse tecido tem a mesma quantidade de fios”? Estava óbvio que a lógica não era essa, mas nos pegamos sem ter como responder à pergunta, então parti pra pesquisar!

A primeira coisa que precisei entender foi o processo de fabricação do tecido e, embora já soubesse mais ou menos como era, descobri que, no processo de tecelagem do tecido, são entrelaçados fios de trama (transversais) e urdume (longitudinais), formando uma tela, que pode ser mais ou menos fechada, dependendo da espessura e da quantidade dos fios.

Nos tecidos planos, a trama fica no sentdo horizontal e possui mais elasticidade e o urdume fica no sentido vertical. É pelo urdume que geralmente o tecido é cortado, fazendo o “corte no fio”. O corte enviesado do tecido plano dá melhor caimento, pois o urdume e a trama ficam perpendiculares ao chão.

Estrutura do tecido plano

Na malha, só se utiliza o fio em um sentido, urdume ou trama, e todos os fios são entrelaçados num único sentido, por isso o caimento e a durabilidade geralmente são piores na malha.

Estrutura da malha

Além do método de tecelagem, a qualidade dos tecidos está diretamente relacionada à qualidade dos fios utilizados em sua fabricação. A espessura e a maciez do tecido podem ser aprimoradas de duas formas: através da quantidade de fios do tecido e da qualidade da matéria prima utilizada (algodão, algodão egípcio, seda… tem um post bem legal sobre tipos de trama aqui). Mesmo no tecido plano, existem formas diferentes de tecer, tais como percal e cetim, em que as fibras ficam no mesmo sentido, mas a forma de tecer é diferente.

Mas, afinal de contas, o que quer dizer a quantidade de fios? Finalmente descobri que esta medida anunciada refere-se à quantidade de fios em uma polegada quadrada (2,54×2,54cm). Simples assim. Mas a quantidade de fios é determinante para a maciez, já que, quanto mais fechada a trama, mais macio o tecido, mas um percal de 400 fios de poliéster JAMAIS será melhor que um percal de 300 fios de algodão egípcio, pois a matéria prima é muito importante para determinar a qualidade!

Conseguiram entender um pouco mais do assunto? Eu fiquei ainda mais curiosa pra entender este mundo dos tecidos. Vou continuar pesquisando e conto as novidades por aqui! Se tiverem dúvidas, não se acanhem, vamos descobrindo juntos!

Abraço!

Anúncios

3 comentários sobre “100, 200, 1.000 fios… O que significa isto?

Deixe sua dica ou opinião...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s