Pequenos luxos e sabonetes…

Tem algumas coisas na vida que fazem toda a diferença, né? Na minha vida, existem algumas coisinhas que me fazem feliz. Um momento, um objeto, um lugar, enfim, um detalhe que me faz agradecer aos céus o quanto sou feliz! A introdução foi um pouco dramática, mas é bem por aí mesmo. Quando comprei este simples sabonete da foto aí de cima, por módicos (só que não) R$28,00, fiquei pensando nos desejos que deixamos passar sem satisfazer, nos pequenos luxos que nos damos no nosso dia a dia. A questão não é tão simples como parece. Ao fazer uma busca rápida pelo google, encontrei diversos artigos que tentam explicar o que seria luxo: qual sua definição, como ele se manifesta, como ele é diferente de acordo com a necessidade e padrão social de cada um…

Mas, então, o que é luxo? Fui buscar no dicionário.

1. Modo de vida que inclui um conjunto de coisas ou atividades supérfluas e aparatosas. GALA, OSTENTAÇÃO, POMPA
2. Grande quantidade.
3. Bem ou atividade que não é considerado necessário, mas gera conforto ou prazer.

Percebi que as definições formais de luxo giram em torno do supérfluo, não necessário, exagerado. Concordo. Ao ler mais um pouco, vi que vários artigos relacionam luxo nas coisas que nos dão prazer, mas, afinal, o prazer seria desnecessário, supérfluo, exagerado? Será mesmo que dá pra viver uma vida sem prazer? Será que, no final das contas, a gente só precisa mesmo de comida? E a diversão? E a arte?

Percebi que a palavra luxo precisa de uma definição diferente, pra que possa ser usada no sentido que tem hoje. Talvez por isso todos tentem definir o que é luxo, mas não consigam, porque, na minha opinião, luxo não é supérfluo, luxo é essencial à vida e, assim como tantas outras coisas essenciais à vida, muda de pessoa pra pessoa. Meus luxos fazem de mim o que sou e os seus fazem de você o que é…

Por isso, vou tentar registrar aqui os meus pequenos luxos, aquelas coisas que me fazem feliz, que me fazem rir comigo mesma ao sentir ou lembrar… Sabonete é um dos meus luxos. Gosto dos cheirosos, com textura agradável, porque, quando uso, me sinto bem e, mesmo quando não estou no banho, sentir seu cheirinho me inebria… Este da Roger Gallet foi caro, não vou negar, mas o prazer não está no preço, está no cheiro extasiante que senti na farmácia. Naquele momento eu já sabia que ele viria me fazer companhia…

Quais são os luxos do seu dia a dia?

Beijos!

Um comentário sobre “Pequenos luxos e sabonetes…

  1. Pingback: Glambox de Natal! « marisanta • Um blog de mulherzinha!

Deixe sua dica ou opinião...

