Viajando de carro: como planejar?

Sempre gostei de viajar de carro, tenho ótimas lembranças de quando viajávamos eu, meu pai, minha mãe e minha irmã Brasil afora. Meu pai sempre gostou de dirigir e a gente viajava por aí, parando em algumas cidades no meio do caminho, conhecendo coisas novas e passando bons momentos em família… A sorte meus pais é que nunca enjoamos muito em viagens e sempre fomos meninas quietinhas, então conseguíamos ficar bem trancadas no carro o dia todo (meu pai só parava “rapidinho” pra ir ao banheiro e almoçar)!

Como qualquer outra, a viagem de carro exige planejamento. A primeira coisa a se pensar é no tempo disponível x trajeto. É preciso ter em mente que o tempo de viagem reduzirá consideravelmente o seu tempo de férias, então, a menos que o trajeto de ida e volte leve menos que um dia, cada, recomendo que suas férias sejam de pelo menos 10 dias, pra que possa aproveitar o destino de forma satisfatória.

Pode ser que sua intenção, ao realizar uma viagem de carro seja a total flexibilidade de horários e lugares a visitar. Se esta for a intenção, recomendo que se tenha em mente pelo menos o destino final e se levante as possibilidades de lugares a visitar antes de pegar a estrada. No nosso caso, planejamos exatamente onde queríamos ir e quanto tempo ficar em cada lugar. Desta forma, pudemos reservar onde ficar e planejar que atrações visitar em cada cidade. A imagem abaixo é um pedacinho da nossa planilha:

Para otimizar nosso tempo planejamos dia a dia nossa programação, mas esta planilha nos serviu somente como uma orientação, um norte. Na verdade, não seguimos exatamente como estava escrito. Aconselho que faça um roteiro com as informações abaixo, isso nos ajudou muito:

  1. Quando – pode separar por dia, como eu fiz, por semana, por período, desde que tenha em mente o tempo máximo que cada coisa deve utilizar;
  2. O quê – O que você vai fazer. Exemplo: viajar para a cidade x, visitar pontos turísticos;
  3. Distância – é importante pra planejar seus dias de estrada. Aconselho que estabeleça uma meta diária se o local estiver a mais de um dia de viagem e que também veja as rotas com antecedência. De preferencia imprima os mapas com as rotas (não fizemos isso, fez falta algumas vezes);
  4. Como – planeje os percursos, os horários de saída, o que é preciso levar pra a viagem… Uma coisa que ajudou muito a adiantar a viagem: levei um cooler com água mineral (duas garrafas congeladas ajudam a manter a temperatura baixa o dia todo de viagem), sanduiches, biscoito, salgadinho, suco, refrigerante e energético (na falta de café, ajuda muito). Como já tinha tudo no carro, só parávamos pra ir ao banheiro. Na volta, ele também ajudou a conservar os chocolates que compramos na viagem… Verifique também o que quer fazer em cada cidade, os pontos turísticos que quer visitar, se há algum restaurante que queira ir etc;
  5. OBS – certifique-se de coisas importantes, como hospedagem, o que precisa levar na viagem, se precisa fazer alguma coisa ao chegar no local etc;
  6. Clima no local – é importante saber o clima principalmente pra planejar a mala e os passeios;
  7. Necessidades essenciais – baseie-se no clima do local e nos passeios pra determinar o que será essencial usar no dia ou no período, bem como se precisará de algum equipamento ou remédio…

É claro que não dá pra ser muito cartesiano, afinal férias servem justamente pra deixar as responsabilidades de lado e curtir um pouco, mas, além do planejamento/roteiro de viagem, certifique-se de algumas coisas antes de pegar a estrada:

  1. Faça uma revisão no carro. Contate seu mecânico de confiança e explique que fará uma viagem, dando-lhe a quilometragem aproximada que vai percorrer. Assim ele poderá fazer uma revisão mais apurada, sugerindo que itens devem ser trocados antes de viajar (alguns itens devem ser trocados depois de rodar determinada quilometragem, se esta for atingida durante a viagem, estude a possibilidade de antecipar a troca).
  2. Verifique se o seguro do carro está em dia. Ter um seguro é uma segurança a mais, já que você pode ter algum problema no meio do nada e pode precisar ser assistido pela seguradora.
  3. Organize suas contas. Pague ou deixe alguém responsável por pagar as contas que vençam no período da viagem. Faça uma projeção de quanto vai precisar na viagem e saque o necessário. Verifique se seu banco tem caixa nos locais onde estará.
  4. Deixe alguém de suporte. Avise ao seu vizinho que vai ficar fora, para que ele fique atento a qualquer movimentação na sua casa e deixe alguém responsável por olha-la, regar plantas etc. É importante também deixar alguém ciente de seus planos e ir dando notícias durante a viagem, para que esta pessoa procure ajuda caso perceba alguma coisa estranha…

No nosso caso, tínhamos a possibilidade de viajar num carro maior e mais confortável, mas fomos com o nosso carro por conta da assistência do seguro. Como moramos num condomínio pequeno, avisamos nosso vizinho e deixamos a chave de casa com ele, que se prontificou a cuidar das plantas e ficar atento. Também fomos reportando cada passo da viagem através de fotos e sms para pessoas próximas, que sabiam nosso roteiro. Com tudo esquematizado conseguimos relaxar e deixar as preocupações de lado, com a certeza que estaria tudo bem quando voltássemos pra casa.

Divirta-se! Esta é a parte mais importante. Viajar de carro é sensacional, sobretudo no Brasil. As paisagens são inacreditáveis!

Qualquer dúvida, é só escrever nos comentários!

Beijos,

mari

Anúncios

9 comentários sobre “Viajando de carro: como planejar?

  1. Muito legal mesmo!
    Uma opção muito bacana e econômica é alugar um carro em uma locadora seria e certificada. Nesse caso o carro será novo, revisado, terá seguro e assistência 24h em todo território nacional. Dessa forma o foco da sua viajem fica só na diversão desbravamento.
    Eu mesma adoro fazer viagens assim repentinas, como nem sempre dá tempo de revisar o meu carro, passo na Loc All Aluguel de Carros Brasil(realizando a reserva eles enviam um transporte para me coletar em casa, gratuitamente. Alugo um carro com tanque cheio, bloqueio de apenas 700,00 no cartão, na hora de devolver ainda parcelam em 6 vezes. Muito mais pratico! =)

    Responder
  2. Pingback: Dicas de viagem: organizando uma viagem dos sonhos | marisanta • Um blog de mulherzinha!

  3. Pingback: Viajando de Carro: Foz do Iguaçu-PR (parte 2) « marisanta • blog

  4. Pingback: Viajando de carro: Foz do Iguaçu-PR (parte 1) « marisanta • blog

  5. Pingback: Viajando de carro: Curitiba-PR « marisanta • blog

  6. Pingback: Viajando de carro: Campos do Jordão-SP « marisanta • blog

  7. Pingback: Viajando de Carro: Minas Gerais « marisanta • blog

Deixe sua dica ou opinião...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s