Dicas de viagem: organizando uma viagem dos sonhos

Oi queridos!

Mesmo com a saída de Mari Paixão, não queria deixar esta coluna de viagens morrer… Eu sempre gostei muito de viajar (desde criança, viajávamos bastante, acabei adotando o hábito), mas nos últimos anos percebi que acabava viajando pouco ou não fazendo uma viagem legal por alguns motivos “bobos”, como não conseguir folga/férias ou não ter dinheiro sobrando pra isso. Ok, não são motivos bobos, mas são perfeitamente contornáveis se adotamos uma coisinha mágica: planejamento! Na verdade, só fui perceber isso na minha lua de mel, pois a organização do casório acabou nos impulsionando pra fechar a viagem com bastante antecedência e isso, por si só, contornou a maioria dos problemas. No final das contas, passamos dias maravilhosos na Europa, uma viagem que eu imaginava não conseguir encaixar nos gastos que já estava tendo pra a festa…

13_03_21_viagens_01Resolvi deixar umas diquinhas que aprendi com meus erros, espero que ajudem:

1. Programe-se com antecedência
Muitas vezes, a época que temos pra viajar é decisiva na escolha do destino, tanto por questões climáticas, quanto burocráticas ou financeiras. Programe-se com antecedência para ter certeza que poderá pagar a viagem com folga, conseguir melhores preços ou, ainda, ter tempo hábil de organizar a documentação (passaportes, vistos etc).

2. Escolha seu destino de acordo com o tempo disponível e a época
Não adianta querer ir esquiar se suas férias serão no verão, assim como não adianta querer passar férias no Nordeste durante o inverno: adeque seu destino ao período disponível! Da mesma forma, se você tem somente uma semana de folga, melhor aproveitar pra conhecer algum lugar mais perto do que programar uma viagem.

3. Busque uma agência
Muitas vezes, as pessoas não buscam uma agência imaginando que pagará mais caro ou que ficará preso aos pacotes oferecidos, mas nem sempre isto acontece! Minhas experiências comprando via agência foram excelentes, pois eles têm muito mais know-how, muitas vezes conseguem promoções e preços especiais. Claro que é sempre bom pesquisar diretamente também, mas não descarte a ideia de procurar ajuda profissional.

4. Não viaje no aperto
Não estou dizendo que não dá pra viajar se a grana estiver curta, mas, se assim for, que tal trocar o destino por um mais barato? Muitas vezes deixamos de aproveitar todo o potencial de um destino porque viajamos com o dinheiro contado. Ao invés disso, que tal viajar dentro do Brasil este ano e deixar aquela viagem incrível pra a Europa pra daqui a 1 ou 2 anos?

5. Pesquise, pesquise, pesquise!
Refiro-me a uma pesquisa exaustiva sobre o local que vai visitar. Faça um roteiro (se for sistemática como eu, rss) ou uma lista de locais que não pode deixar de visitar ou coisas que não pode fazer. Verifique os dias em que os locais estão abertos pra visita e os horários de abertura e fechamento. Pesquise como vai se deslocar no local, se vale a pena alugar um carro ou se o transporte público funciona bem. Pesquise os endereços dos locais aonde quer ir e aonde ir em caso de emergência, isso vai evitar muitos contratempos!

Aqui tem um post detalhando melhor minha organização da última viagem, que fiz de carro!

Quais as suas dicas? Gostam desse tipo de post? Deixem nos comentários também suas dúvidas e sugestões!!

Beijos,

mari2

2 comentários sobre “Dicas de viagem: organizando uma viagem dos sonhos

Deixe sua dica ou opinião...